E se Os Vingadores invadissem sua mesa?

8 de Fevereiro de 2018

AVANTE VINGADORES!

É inegável o sucesso que a Marvel Studios® tem com seu universo cinematográfico. Isso, em minha humilde opinião, é resultado de todo esforço, carinho e criatividade que a empresa colocou em seus filmes, além dos personagens cativantes e lutas sensacionais. Quem nunca se arrepiou, ao imaginar essas batalhas em sua mesa de RPG? Ainda mais com essa música tema…

Se nós não podemos salvar a Terra, fique certo de que a vingaremos” –

Tony Stark em “Os Vingadores” (2012).

Um pouco mais a fundo…

Caso tenha vivido em outro planeta nos últimos anos e nunca tenha ouvido falar neles, os Vingadores (ou “The Avengers”) são um grupo de super-heróis de histórias em quadrinho da Marvel Comics, que se juntam para combater perigos que, sozinhos, não conseguiriam superar.

Dentro do grupo, estão humanos, meta-humanos, inumanos, heróis mecânicos, seres sobrenaturais, etc, dentre os quais, destacamos a formação original presente no universo cinematográfico da Marvel: Homem de Ferro, Gavião-Arqueiro, Capitão América, Viúva Negra, Hulk e Thor.

Essas características são importantes de citar para seus jogadores: existe uma organização, os Vingadores, que possui diversos membros (independente da raça!), com certo poder político e que interferem em algumas situações de perigo extremo.

E como introduzir os jogadores?

Os jogadores podem ser diretamente recrutados a auxiliar os Vingadores (ou ajudar um grupo “qualquer” … faça supresa hein?). Essa seria uma forma mais direta.

Outra opção, seria a utilização dos Vingadores, em uma mesa, composta apenas por jogadores com personagens de alinhamento maligno (Alinhamento “Evil”, em bom inglês). Os Vingadores poderiam ser um contraposto para os personagens da sua mesa.

Outra sugestão e, talvez, mais interessante: os jogadores desencadeiam algo que necessite a ajuda dos Vingadores. Por exemplo, os players encontram em uma Dungeon o Tesseract, um cubo mágico, que pode abrir portais interdimensionais. Seria muito interessante essa dinâmica na mesa! Com um pouco de criatividade, o mestre pode fazer uma infinidade de coisas, como enviar o vilarejo, onde os jogadores se encontram, para outra dimensão, ou mesmo trazer habitantes hostis de outro plano, para a dimensão os jogadores. O que vocês iriam trazer de outra dimensão?

Tesseract

Os planos de existência

Um pulinho fora do mainstream

Embora demos um foco maior no D&D 5e, pode-se transpor facilmente os Vingadores para outros sistemas, como o Mutante & Malfeitores, onde a temática é voltada exatamente para mundos heróicos, ou sistemas mais generalista, como GURPS ou Savage Worlds. Sendo interessante citar que todos estes tem seus livros de regras traduzidos e lançados em terras brasileiras.

Esses sistemas permitem facilmente jogar com ou contra os heróis em cenários mais contemporâneos e já que o próprio mundo da Marvel trabalha a ideia de multiverso e portais dimensionais, que tal jogar seus players para uma das inúmeras Terras?

Com relação ao clássico D&D, a “novidade” seria transpor os Vingadores para o ambiente medieval, como seria isso?

Fichas – Vingadores

Abaixo estão as fichas dos Vingadores, contendo uma pequena descrição de cada um. O autor das fichas, alterou levemente os nomes dos nossos queridos heróis, chamando-os de “Capitão Americano”, “A Besta” ou “O Bruto”, “Odinson” (O filho de Odin), “Aranha Negra” e “Olho de Falcão”. O Homem de Ferro (em inglês, Iron Man), foi alterado para “The Man of Iron”, que teria a mesma tradução literal. Por isso, mudei seu nome para “Arcanista de Ferro”.

A arte e design vão para THEDURRRRIAN (thedurrrrian.devianart.com) e U/THERAINYDAZE (wignhornpress.com), respectivamente.

Capitão Americano

“As lendas falam sobre o homem conhecido como “Capitão Americano”[…]. Alguns falam que ele é um homem fora de seu tempo. Outros, falam que ele luta sob o símbolo  de um reino, destruído pelo tempo …. ou, quem sabe, ainda não fundado. A única coisa que as pessoas tem absoluta certeza é de que esse guerreiro é um verdadeiro herói.”

A Besta

“A Besta é provavelmente o mais assustador de todos os membros dos Vingadores, além de ser, certamente, o mais trágico. Uma vez talentoso arcanista, sob o nome de Bru Braener, acidentalmente se envolveu em um acidente com energia sinfonada da dimensão fey, o que fez seu corpo e sua personalidade, mudar para sempre”.

O Filho de Odin

“Cada um dos membros dos Vingadores representa um poder único e imenso, mas, talvez, nenhum deles seja tão incomum, quanto aquele que se proclama o filho de Odin”.

O Arcanista de Ferro

“Conhecido como o Arcanista de Ferro, Antinio Sterak possui renomada habilidade, além de ser um líder carismático, guerreiro feroz e provavelmente o mais hábil arcanista que o mundo já viu. Por muitos anos, o Arcanista de Ferro usou seus talentos para criar engenhosas armas de guerra, que canalizavam os poderes da tempestade. Depois de capturado e exposto aos horrores da guerra, jurou mudar seu jeito de viver, usando, agora, suas habilidades para salvar vidas, ao invés de destruí-las”.

 

A Aranha Negra

“Algumas vezes, a liberdade não é conquistada apenas no campo de batalha, por cavaleiros e espadas, mas, sim, por adagas bem utilizadas, em quartos escuros, na calada da noite. Muitas vezes, essas adagas são utilizadas pela Aranha Negra.”

O Olho de Falcão

“A primeira vista, é muito fácil subestimar o Olho de Falcão. Ele não é uma massa musculosa, como a Besta, nem mesmo uma arcanista poderoso, como o Arcanista de Ferro. Ele simplesmente é um arqueiro. Um arqueiro muito …. muito bom.”

 

Gostaram do Post?

Gostaria de fazer uma brincadeira com vocês! O que vocês fariam com o Tesseract? A melhor resposta (decidida por mim que não entendo de nada) será colocada no post, com seu nome salvo para posteridade 🙂

Comentem aí o que vocês acharam! Abraços e Sucesso!