Sistemas de RPG: o que são e qual o melhor para você

23 de Março de 2018

Jogar RPG é realmente uma maravilha, porém uma dúvida que pode dar um nó na cabeça de algumas pessoas é o significado de sistemas de RPG. Afinal, por existirem vários sistemas algumas pessoas tendem a confundi-los e acabar gerando uma confusão.

Se você está curioso para saber o que são os sistemas de RPG e qual é o melhor para você, continue essa leitura meu pequeno aventureiro!

O que são sistemas de RPG?

Antes de saber qual o melhor sistema para a sua jornada, é necessário conhecer o significado de sistema dentro do RPG.

Os sistemas de RPG vão conduzir todas as suas aventuras e campanhas, sendo responsáveis pela imparcialidade, pois decide as regras e se as ações executadas foram realizadas de acordo com elas.

Na maioria dos sistemas de RPG são utilizados dados. Porém, alguns contam com cartas de baralhos ou não contam com esta dinâmica, seguindo apenas uma ordem de jogadores.

É evidente que cada um desses sistemas de RPG possui suas vantagens e desvantagens. Sendo  essas muito relativas, afinal cada sistema se adequa melhor a um determinado cenário e gênero.

Quais são os sistemas de RPG?

Conheça abaixo quais são os sistemas de RPG e descubra qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

RPG de mesa

RPG de mesa, também sendo conhecido por RPG tradicional, é o sistema em que usamos lápis, fichas de personagens, alguns amigos e muita imaginação.

Este sistema conta com um narrador e mais 2 a 6 jogadores. Logo, é indicado para quem possui pelo menos 3 amigos e algumas horas vagas para se aventurar.

Um bom exemplo deste sistema é o clássico Dungeons e Dragons, que atualmente já está na sua 5ª edição. O RPG Next tem algumas aventuras sonorizadas para você se inspirar a jogar.

Pode ser do seu interesse – 3 Dicas de como criar personagens em uma mesa de RPG

Aventura solo

Se você está muito interessado em começar a sua jornada no RPG, mas não possui a quantidade de amigos necessária e nem o valor para investir em livros de RPG de mesa, então as aventuras solo foram feitas para você.

Neste tipo de sistema, uma aventura é apresentada em um livro ou até mesmo em um site. No qual o jogador segue um roteiro com as opções oferecidas.

Assim como o RPG de mesa, é possível construir e interpretar um personagem, sendo a principal diferença que não existe muita interação com os outros jogadores, por isso o resultado das ações realizadas são descritas no próprio livro.

Se você ficou interessado, as séries “Escolha a sua aventura” e “Irmãos de sangue” podem ser boas opções para começar. O RPG Next produziu uma aventura solo publicada no YouTube, confira:

Esses são dois grandes exemplos de sistemas de RPG, mas não os únicos. Devido ao crescimento da comunidade de jogadores de RPG muitos outros sistemas foram criados, como GURPS e Tormenta, por exemplo.

Esperamos que nossas explicações tenham sido úteis para te ajudar na sua jornada de diversão. Se ainda estiver com algum dúvida, basta deixar nos comentários que nós respondemos para você!

O Labirinto da Morte

O Labirinto da Morte