Guia básico: Regras D&D 5e

21 de Março de 2018

Dungeons Dragons é considerada a origem dos RPGs modernos e é claro que com tanto sucesso ele ganharia várias edições. E, independente se é a 1ª ou 5ª Edição, saber sobre as regras antes de iniciar a aventura é sempre fundamental.

E se você está  buscando pelas regras d&d 5e saiba que nós temos aqui o material perfeito para te dar uma boa base para você começar hoje mesmo!

Leia também – Regras d&d 5e – Gnomos

Rolagens básicas

A rolagem de dados, assim como em qualquer outro RPG, é uma parte fundamental das regras d&d 5e. Antes de saber como usar os dados, é necessário que você os tenha. Dados de RPG são conhecidos por não serem convencionais, pois possuem contam com diversas faces.

Para iniciar sua jornada você precisa entender a dinâmica de duas rolagens básicas:

Ataque

D20 (Dado de vinte faces) + modificador de atributo + proficiência com arma ou magia
+ modificadores situacionais. Todos estes itens estão descritos em sua ficha de personagem.

Se o total for igual ou maior que o CA (Classe de armadura) do seu inimigo, o ataque acerta.

Testes genéricos

D20 + modificador de atributo + modificadores  de circunstâncias.

Estes testes são utilizados para as mais variadas ocasiões e aqui vale o bom senso. Um teste para abrir uma porta trancada, por exemplo, se utiliza o modificador de atributo “força”. Se o seu personagem estiver machucado, por exemplo, o mestre pode impor uma desvantagem, por exemplo.

Mecânicas básicas

A mecânica básicas de todos os RPGs é a de criar e interpretar um personagem, fazendo com que ele evolua durante a partida. Essa mecânica é associada como extensão de jogadores com diferentes habilidades.

Nas regras d&d 5e as mecânicas básicas presentes são:

Vantagem e desvantagem

Para calcular a vantagem é necessário rolar 2d20 (dois dados de 20 faces) e ficar com o maior resultado. Já a desvantagem se torna o pior resultado obtido.

Se você está tentando intimidar um inimigo enquanto está amarrado, seu teste será com desvantagem, pois seu adversário possui uma vantagem sobre você. Outro exemplo é se você está procurando uma trilha em uma mata fechada e possui um companheiro lhe auxiliando nesta função. Como você está obtendo ajuda, ambos rolam o teste com vantagem.

Inspiração

Inspiração é quando o jogador consegue interpretar seu personagem como definido pelos seus ideais, vínculos, habilidades e etc. Ao fazer isso corretamente, o mestre pode optar por dar pontos de inspiração a um jogador, o que garante vantagem em uma única rolagem, não sendo cumulativa.

Também é permitido que os jogadores doem inspiração uns aos outros, se assim o mestre preferir.

Testes passivos

Segundo as regras d&d 5e, teste passivo é um tipo de teste em que não é envolvido a rolagem de dados. Podendo representar o resultado médio de uma tarefa contínua, como a procura de portas secretas.

O cálculo feito é 10 + modificadores + vantagem (+5) ou desvantagem (-5).

É comum que os personagens que tenham uma percepção maior compreendam antes do que os seus companheiros o que está acontecendo na cena. Por exemplo: digamos que o Ranger do grupo tem uma percepção de 17.

Mestre

Os personagens estão na mata escura quando o Ranger avista dois olhos vermelhos nos arbustos há 25 metros de vocês. Rolem um teste de percepção.

No caso acima, todos os personagens, incluindo o Ranger, fazem o teste. Digamos que a dificuldade seja 16. Quem passar no teste observa os dois olhos. Quem tirar de 18 ou mais observa o dono dos olhos. Se o Ranger tirar no teste um número menor que sua percepção passiva (17), ele continua com sua percepção passiva e observando os dois olhos vermelhos nos arbustos.

Disputas

Ambos os jogadores rolam seus testes. Os resultados são comparados aos do(s) oponentes e ganha quem tiver a maior pontuação.

Em caso de empate, nenhum dos lados é vencedor. Por exemplo, se os dois lados estão tentando capturar um animal místico para si, ninguém teve êxito.

Obs: no exemplo acima os jogadores estavam em disputa. Caso eles estivessem se ajudando a capturar o animal, quem tomou a inicativa da ação rola o teste com vantagem.

Ações livres

Sacar sua arma, pegar uma poção da mochila e etc. Execuções  desse tipo não precisam de uma ação.

Reações

É permitido apenas uma reação por rodada. Para ter outra reação, é necessário esperar o início do seu próximo turno.Essas são algumas das principais regras d&d 5e. Por se tratar de um conteúdo muito extenso, o RPG Next criou um podcast exclusivo para comentar as regras do jogo. Conheça a nossa categoria de podcasts sobre as regras d&d 5e. Acesse Regras d&d 5e e confira!

Regras D&D

Regras D&D