Dicas de RoleplaySistemas de RPG

A volta do RPG Old School

O vintage está com tudo. Na cultura, na música, na moda… e também no RPG. Nesse cenário, o RPG Old School está voltando com força e conquistando cada vez mais adeptos. Assim, estão sendo relançadas obras antigas de RPG assim como estão sendo retomadas a jogabilidade e aventuras do passado.

Vale lembrar que o Role Playing Game surgiu na década de 1970. De lá para cá, muita coisa mudou. Assim sendo, a volta do RPG Old School pode ser encarada até mesmo como uma homenagem às aventuras antigas. Porém, para jogar campanhas nesse formato retrô é preciso conhecer a fundo algumas características do RPG antigo.

RPG Old School: foco na imaginação e criatividade dos jogadores

O grande lance do RPG Old School é a imaginação e a criatividade. Isso porque, quando surgiu, o RPG não contava com tabuleiros ou fichas de personagens tão desenvolvidas. Ainda, os jogos mais antigos possuíam um sistema de regras muitos mais enxuto e simples. Assim, essas normas não cobriam todas as situações possíveis – da mesma maneira que acontece no RPG atual.

Para que a aventura seguisse em frente como deveria, a interação com o mestre e o jogadores seguia outra dinâmica. Com isso, a criatividade era aflorada e todos os aventureiros precisavam seguir na mesma pegada. Assim, os jogos eram um grande desafio de imaginação tanto para os personagens quanto para os jogadores.

Dessa forma, seguindo na direção contrária da tecnologia e ambiente online, o RPG Old School está voltando a ganhar força. Jogadores que possuem grande conhecimento sobre as aventuras e campanhas estão buscando inspirações e formas de jogo inspiradas nas fantasias mais antigas, que oficialmente criaram o RPG.

– Veja também: Dicas para mestrar: torne-se o melhor mestre RPG

Mais liberdade para as aventuras

Pelo fato de o RPG Old School possuir menos regras, os jogadores que entram nessa aventura podem tentar fazer qualquer ação que lhes pareça plausível. E essas ações podem ser feitas sem que seja necessário consultar o livro de regras, afinal, não há essa limitação.

Nesse cenário, é importante que haja um grande entendimento entre o mestre e os jogadores. Afinal, é utilizado o bom senso e a honestidade para que o mestre decida o que irá acontecer como resultado da ação realizada. Ainda, no RPG Old School os jogadores devem observar e interagir com o ambiente por meio do narrador. Assim sendo, compreende-se que o RPG Old School é um formato de jogo que desafia também o jogador, e não apenas o personagem.

Como são os personagens do RPG Old School?

Outro ponto desafiador desse formato de jogo é que os heróis estão longe de serem invencíveis. Muito pelo contrário. Eles são apenas um pouco mais fortes, inteligentes, sábios ou habilidosos que pessoas normais. O que os torna heróis é o fato de serem corajosos e buscarem por aventuras. É por isso que conseguem fazer coisas que “pessoas comuns” não conseguiriam.

Com o passar da campanha, podem sim conquistar itens poderosos, influência e até mesmo terem o seu próprio exército. Mas, ainda assim, podem ser mortos quando atacados. Esse é o grande destaque do RPG Old School, levar um herói “quase comum” a realizar feitos fantásticos. Pode ser a conquista de tesouros esquecidos ou tornar-se rei, por exemplo.

E você, já jogou RPG Old School? Tem vontade de começar uma aventura nesse formato? Então chame seus amigos e compartilhe esse texto com eles, quem sabe vocês se inspiram a começar uma nova aventura!

O Labirinto da Morte

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar