RPG para crianças: Como funciona?

30 de abril de 2018

Rpg de mesa é um ótimo incentivo para a imaginação, interpretação, criatividade, lógica e até mesmo leitura. Dessa forma, além de ser super divertido para os jovens e adultos o rpg pode ser ótimo para crianças.

Acontece que, o rpg para crianças pode ter as mesmas premissas que o rpg de mesa tradicional. No entanto, deve ser bem mais didático e simplificado, para que as crianças fiquem mais engajadas na aventura.

Ficou curioso sobre como iniciar seu pequeno no maravilhoso mundo do rpg para crianças? Então continue sua leitura e se torne um mestre nessa categoria também!

Leia também – Vantagens e desvantagens de usar miniaturas para RPG

Como começar rpg para crianças?

A primeira medida é sempre evitar de forçar as crianças a fazerem qualquer coisa. É preciso despertar o interesse dela e só depois iniciar uma aventura.

Para entender melhor o que fazer, siga o passo a passo abaixo:

Primeiro passo: Liberte-se do sistema

Mesmo quando falamos em rpg de mesa para adultos, os sistemas podem dar um pequeno nó na cabeça. Se aplicarmos um conjunto de regras muito complexo para uma criança, pode fazer com que ela perca todo o interesse.

A parte divertida de mestrar para as crianças é permitir que elas usem e abusem da sua imaginação para vencer os obstáculos apresentados. Uma boa dica é não precisar usar os dados toda hora, selecione as ações que precisam ou não usar os dados, isso torna a partida mais rápida.

Três boas opções, são:

  • RPG Quest (feito especialmente para crianças);
  • 3D&T;
  • Calisto;
  • Hero Kids (ainda não há versão em português).

Crie interatividade entre os personagens

É ideal criar um personagem que possua ações junto com a criança, assim você pode auxiliar ela a criar momentos. Além de dar o suporte necessário, com um personagem amigo, ou mentor, você pode ensinar tarefas de cidadania e comportamento de maneira sutil.

Crie um personagem empoderador

É normal que as crianças, principalmente aquelas em início de fase escolar não sejam tão favoráveis quanto a algumas características do seu corpo. Para isso muitos pais ajudem a criar um personagem que enfatize e valorize essas características.

Uma história simples é mais eficaz que uma história complexa

Pense em uma criança no universo de Game of thrones, um pouco demais para uma mente tão jovem e inexperiente não é? Pense em cenários bem mais fáceis para ela, criar apenas dois lados pode ser uma boa ideia.

Dessa forma, a criança consegue diferenciar o bom e o mau, levando essa associação a outros campos de sua formação intelectual.

Complemente com – Como construir mapas de RPG?

Em resumo, no RPG para crianças é indicado amenizar um pouco a dificuldade dos sistemas e cenários. Assim a criança possui mais liberdade para imaginar a aventura em si, criando um interesse bem maior pela atividade.

Ainda está com alguma dúvida sobre RPG para crianças? Então deixe sua pergunta abaixo, e nós convocaremos um mago para responder todas as suas questões!

A Mina Perdida de Phandelver

A Mina Perdida de Phandelver