Dicas para mestrar: torne-se o melhor mestre RPG

16 de março de 2018

Para os jogadores de RPG (role-playing game) de primeira viagem algumas informações deste tipo de jogo podem se tornar complicadas. Ele é o responsável por narrar as aventuras de RPG. O mestre RPG é necessário até mesmo para os mais experientes no assunto, pois é ele que irá conduzir a história.

Se você é jogador iniciante ou mesmo com experiência e quer entender mais sobre o que é e como ser um mestre, acompanhe nossas dicas.

Qual importância de um mestre RPG?

Como falado logo acima, o mestre é responsável por conduzir toda a trama através de uma narração. É a partir dele que a história começa a se desenrolar, assim como as ações que seu personagem deverá ter. Portanto, como jogador, você tem um personagem que está inserido dentro de uma realidade alternativa e imaginária. A aventura em si não necessita de um tabuleiro físico, sendo a narração a principal ferramenta de atuação. Sendo assim, o mestre é a pessoa que está mais bem preparada para coordenar toda a trama.

Agora que você sabe a importância do mestre RPG, veja algumas dicas para se tornar um:

1- Desenvolva um plano para o jogo

Para conseguir desenvolver um plano para a sua próxima aventura é necessário, antes de tudo, ter conhecimento e experiência com RPG. Sendo assim, entenda qual é o objetivo a ser alcançado com o jogo, bem como cada detalhe para chegar até lá. Nesse momento é importante levar em consideração os problemas e desafios a serem enfrentados em cada sessão. Quanto mais bem preparado você estiver, melhor será o jogo para todos. Conhecer o background de cada um dos personagens é importante para trabalhar as motivações de cada um deles. Tornando o jogo ainda mais imersivo.

2- Conheça os jogadores que irão participar das partidas

Muitas vezes ao jogar RPG, é normal fazê-lo com amigos. Contudo, em alguns casos é comum amigos de amigos se juntarem à aventura. Dessa forma, é imprescindível conhecer quem irá participar das partidas, mesmo que sejam conhecidos seus. Assim, é possível criar um ambiente de jogo que seja confortável e respeitoso para todos.
É importante lembrar que cada pessoa age e pensa de maneira diferente, isso acontece também com os jogadores de RPG. Uma das funções do mestre é fazer com que a partida seja realizada de forma pacífica e descontraída.

3- Mantenha uma boa comunicação com os jogadores

É importante manter essa relação de comunicação antes e durante a partida, para que todos os participantes saibam o que está acontecendo. Portanto, depois de planejar e saber quem irá participar da mesa é necessário orientar os jogadores sobre a aventura que irá acontecer.

Neste ponto, vale ressaltar que o mestre precisa estar aberto a sugestões e críticas, assim, o jogo pode fluir de forma tranquila.

4- Esteja pronto para improvisar

Por mais que você, como mestre, tenha feito um planejamento em cima da aventura que está acontecendo, é importante saber lidar com a improvisação. Muitas vezes acontecem algumas situações em que é necessário adaptar o rumo da aventura para que os jogadores tenham uma boa experiência. Um bom mestre vai guiar os seus jogadores para onde eles querem ir. Não imponha a sua vontade. Se os jogadores querem entrar na floresta ao invés de ir para a cidade, mova a sua aventura para a floresta. Dê liberdade para os seus jogadores.

Ser um mestre RPG leva tempo e dedicação, mas com essas dicas já é possível começar seus estudos para se tornar um!

A Mina Perdida de Phandelver