Como calcular iniciativa D&D?

23 de outubro de 2018

Você sabe o que é e como calcular iniciativa D&D? Então entenda mais sobre essa regra do RPG e entenda qual jogador leva vantagem na hora de resolver rapidamente uma ação!

O que é a iniciativa D&D?

Para saber como calcular iniciativa D&D é importante, primeiramente, saber o que é essa regra. Assim sendo, vamos tentar explicá-la de maneira prática e fácil de ser compreendida. Cada personagem de RPG criado possui sua própria ficha, certo? Nela, estão anotadas as características e demais atributos de cada herói. A partir dessas definições de habilidades, personalidades e poderes é que são traçadas as aventuras e batalhas do jogo.

É comum que, durante os jogos de RPG, os aventureiros passem por situações complicadas, sejam de combate, de fuga ou de conquista de um novo objetivo. E nesses momentos há uma dúvida que paira no ar: qual é o herói que poderá realizar a ação antes dos outros? Ou seja, quem irá realizar a iniciativa D&D? Simples: quem tiver o maior número. Mas como descobrir isso? Calculando-a.

– Veja também: Aprendendo a jogar RPG: tudo o que você precisa saber para começar

Como calcular iniciativa D&D?

O campo de iniciativa possui um valor diferente em cada situação de combate. Ele é preenchido com um número resultante de um “lance de destreza”. De forma prática, é rolado o dado d20 para cada personagem. Então, após o resultado, é adicionado o modificador de destreza. Com isso feito, você terá descoberto o valor da iniciativa D&D para aquela batalha específica.

O combate é feito na ordem decrescente do valor de iniciativa, alternando entre PCs e NPCs. Sempre conforme a necessidade da batalha e o seu decorrer. Sempre agem primeiramente aqueles personagens que têm os valores de iniciativa maiores.

É hábito escrever o modificador de destreza neste campo (tipicamente um valor entre -1 e +4).

– Confira: Dados para RPG: quais os tipos e onde encontrar?

Por que calcular a iniciativa D&D?

Fazer esse cálculo faz com que os combates e batalhas sejam mais perigosos, imprevisíveis e emocionantes. Isso porque ela sempre muda a ordem e o turno a cada batalha. O jogador não sabe quando será a sua vez ou a de outro. Assim, há um acréscimo de emoção na partida.

Ao saber como calcular iniciativa D&D você não muda apenas o turno, mas sim as decisões e ações de cada personagem. É claro que pode tornar o jogo mais complexo, porém, ao mesmo tempo, mais dinâmico e menos planejado. E são nestas horas que a diversão aparece, com as cenas inusitadas criadas pelos jogadores.

– Para saber mais, leia também: Conferindo uma Ficha de um novo Personagem de D&D 5e

E então, agora que você aprendeu como calcular iniciativa D&D, está pronto para adicionar essa ação ao seu jogo? Ou já faz esse cálculo nas suas partidas? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar o nosso texto com outras pessoas que podem aprender mais com a leitura!

Regras D&D

  • Categories: dnd