D&D 5e ou GURPS, qual é o melhor RPG?

16 de outubro de 2018

Quando falamos de RPG, é impossível não pensar logo em dois sistemas de jogos: D&D 5e e GURPS. Mas afinal, qual é dos dois é o melhor? Não existe uma resposta fácil e óbvia para esse questionamento. Porém, existem vários pontos a serem levados em consideração.

Assim sendo, pontuamos aqui as principais características, vantagens e particularidades de cada jogo. Então, cabe ao jogador conhecê-las e então decidir qual é o seu preferido. Está pronto para escolher o seu lado?

– Confira também: Como começar uma aventura de RPG?

D&D 5e

Dungeons Dragons é considerada a origem dos RPGs modernos e conquistou todo o seu sucesso de maneira merecida. O D&D 5e é a quinta edição deste sistema de RPG. Ele se destaca por oferecer batalhas épicas e permitir a criação de personagens com características além das mortais. Ou seja, envolvendo diferentes raças e classes e magias. Também, oferece vários cenários fantasiosos para a realização das aventuras. Ainda assim, as histórias medievais são as que possuem maior destaque nesse formato de jogo.  

Ainda, o D&D 5e engloba um universo extremamente grande e regras a serem seguidas. Assim sendo, pode envolver batalhas e aventuras que demorem bastante tempo para serem concluídas. Essa é uma característica que pode ser positiva ou negativa, varia de acordo com o gosto de preferência de cada jogador.

– Quer saber um pouco mais sobre o D&D 5e? Então complemente a leitura com o nosso Guia básico de Regras do D&D!

GURPS

A principal característica do GURPS é ser um sistema genérico e realista altamente bem sucedido para a criação de jogos. Seu próprio nome é o acrônimo de Generic and Universal Role Playing System (Sistema Genérico e Universal de Interpretação de Papéis.

Assim sendo, diferentemente do D&D 5e, ele oferece as mesmas regras para qualquer cenário. Seja medieval ou futurista, em um mundo de terror ou contemporâneo… Fica a critério do mestre criar o universo, começar o jogo e fazer resoluções baseadas no bom senso.

O GURPS é uma excelente opção para quem que jogar RPG, mas não tem muito tempo para aprender a utilizar os novos sistemas de jogabilidade. Por isso, ao optar por esse sistema, você poderá criar um universo objetivo, que tenha uma mecânica sólida e fácil de ser controlada.

– Veja mais sobre o GURPS no nosso Manual básico de regras do GURPS

Afinal: D&D 5e ou GURPS?

Os personagens do D&D 5e se destacam por terem maiores poderes e habilidades, enquanto os heróis do GURPS possuem características mais mortais. Esse é apenas um exemplo para mostrar que: não existe um sistema melhor ou pior, mas apenas diferentes.  

Se você é uma pessoa que gosta do universo RPG, a dica é conhecer e aproveitar esses dois formatos de jogos. Ambos são muito ricos e oferecem inúmeras oportunidades para colocar a imaginação em prática e vencer batalhas incríveis.

Quer deixar a nossa discussão mais rica? Então aproveite e compartilhe conosco: você prefere D&D 5e ou GURPS? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Regras D&D

  • Categories: dnd