Você conhece os mundos clássicos de D&D?

14 de agosto de 2018

O D&D é um jogo que se destacou, dentre inúmeras características, devido à sua imensa quantidade de mundos de campanha lançados. Mas você sabe quais são os mundos clássicos de D&D? Então confira nesse texto e saiba um pouco mais sobre as particularidades desses cenários. Aqui, destacamos 4 deles que merecem ser conhecidos.

– Veja também: Guia básico: Regras D&D 5e

Os 4 mundos clássicos de D&D

1. Forgotten Realms

Esse é o principal dos mundos clássicos de D&D. Forgotten Realms é uma parte do continente de Abeir-Toril. É um território extremamente vasto e conta com outros mundos inteiros dentro de si. Ainda, em Forgotten Realms, todos os acontecimentos são cinematográficos e épicos. É o cenário ideal para usar e abusar da criatividade e da fantasia.

Cidades enormes, batalhas de guerra com pilhas de corpos, selvas com dinossauros e animais gigantes, ruínas, entre outros. Ou seja: é possível fazer uma campanha em Forgotten Realms durante anos e, ainda assim, não esgotar todas as possibilidades desse enorme e vasto cenário.

– Saiba mais sobre Forgotten Realms: Forgotten Realms: entendendo esse cenário

2. Dragonlance

Gosta de dragões? Então conhecer esse mundo clássico de D&D é quase uma obrigação. Juntamente com Forgotten Realms, Dragonlance é um dos mais populares universos compartilhados no jogo. Possui personagens únicos, uma extensa linha do tempo e uma detalhada topologia.

Dragonlance faz parte de Krynn, um mundo tomado por dragões de todos os tamanhos, cores e jeitos. Ainda, para compreender como esse é um cenário valorizado pelo jogo, já existem mais de 190 crônicas que utilizam as configurações de Dragonlance servem como um material de suporte às campanhas de D&D desde os anos 90.

3. Mystara

Dentre as teorias que envolvem Mystara, a primeira já envolve o seu nome. Afinal, muitos acreditam que a sua origem vem de “Mystery Star”- ou seja: estrela misteriosa. Mystara surgiu como a união de vários projetos semi-independentes criados por diferentes  escritores. Assim, o trabalho deles foi reunido, compilado e combinado para formar esse mundo de fantasia.

Ainda, Mystara é um cenário que abriga diversos habitantes. Humanos de todas as raças, Elfos, Halflings, Orcs e dragões. Ainda, esse é um mundo dividido em três grandes partes: o continente de Brun, o continente de Skothar e o continente de Davania. Ainda abriga a ilha de Alphatia. Esses continentes se parecem com os da Terra de aproximadamente 150 milhões de anos atrás.

4. Ravenloft

Dos mundos clássicos de D&D, Ravenloft é um dos mais diferentes e exóticos. Ravenloft é, resumidamente, um pedaço de terra que está flutuando no Plano Etéreo. Chegar nesse cenário é uma tarefa árdua – mas sair é ainda mais difícil.

Ravenloft é o mundo das trevas. Assim sendo, é um cenário atraído pela vilania. Dessa forma, se algum personagem realizar atos de extrema maldade, – mesmo que em outro cenário – existem chances de ele ser transportado para esse mundo.

Ainda, em Ravenloft vivem os maiores vilões e as mais diabólicas criaturas dos mundos clássicos de D&D. Assim, vampiros, lobisomens, bruxas, fantasmas e espíritos poderão ser encontrados nesse cenário assustador.

– Confira: Como jogar com personagens malignos?

Qual é o seu mundo preferido?

Agora que você conhece 4 dos mundos clássicos de D&D, qual é o seu preferido? Sentiu falta de algum cenário no texto? Então comente e compartilhe conosco sua opinião!

Regras D&D

Regras D&D

  • Categories: dnd