Livros D&D 5ª edição para download Gratuito
A intenção da distribuidora é fazer com que os novos jogadores de dungeons and dragons aprendam as mecânicas básicas das partidas. Isso faz com que os novos jogadores possam praticar e aprender as novas regras.
Para quem quiser acessar os livros D&D traduzidos para o idioma português do Brasil, seguem abaixo alguns links.
O que mudou nos livros D&D desta edição?
Tiveram algumas mudanças da última edição para esta. Muitas delas se aplicam diretamente no gameplay do rpg. Para entender o que mudou e como se aplica, sugerimos que, primeiro, você confira a ficha de um personagem novo. Após isso, confira o nosso roteiro para criação de personagem D&D 5E. Agora que você possui a ficha do seu personagem em mãos, vamos aos principais tópicos da 5ª edição de Dungeons and Dragons.
As vantagens e desvantagens
Agora o personagem pode conquistar uma vantagem antes de fazer a sua rolagem. Imagine que você está procurando uma passagem secreta, se eventualmente estiver te ajudando, vai ser melhor, não é mesmo? Pois agora isso se reflete na partida. Toda vez que o seu personagem precisar fazer um teste e estiver em situação de vantagem, você vai rolar 2d20 e usar o melhor resultado entre eles. Isso também vale para combates, caso seu personagem e um companheiro estejam flanqueando um inimigo.
Em casos de desvantagem, o jogador rola 2d20 e utiliza o pior resultado entre eles. Estas ocasiões ocorrem caso o personagem esteja bêbado (típico dos bardos) e procurando algo.
Background
A história do seu personagem influencia nas suas habilidades, em sua ficha e em suas rolagens. Os livros D&D 5e trazem algumas histórias padrão, mas os jogadores mais inveterados preferem criar a sua própria narrativa.
Alinhamentos
Este é mais fácil mostrar em imagem, com a temática Game of Thrones.
Sub Raças
No livro D&D 5e algumas raças possuem subtipos. Cada uma delas possui uma descrição própria e bônus específicos em suas habilidades. Algumas delas são:
- Anão da colina
- Anão da montanha
- Alto Elfo
- Elfo da floresta
- Elfo do sol
- Halfling robusto
- Halfling pés-ligeiros
Você pode encontrar todas elas nos livros D&D 5e.
Testes de resistência
Você utiliza as suas habilidades para efetuar rolagens em determinadas ações. Por exemplo, para segurar uma porta que está sendo empurrada, você vai fazer um teste de força. As suas classes e raças vão determinar quais as resistências que o seu personagem possui proficiência, que vão permitir a soma de bônus nas rolagens.
Bônus de Proficiência
Este bônus veio para simplificar, substituindo o BBA. A cada nível seu personagem ganha um bônus. Ele começa com um +2 no primeiro nível e pode ser utilizado nas seguintes características:
- Ataques com armas que o seu personagem tenha habilidade para utilizar.
- Testes de perícias, resistência e habilidades que você tenha treinamento.
- Rolagem para as magias que você saiba conjurar.
Perícias
Cada uma das perícias possui uma habilidade que é utilizada como base. O seu personagem ganha a proficiência de acordo com as escolhas presentes no roteiro para criação de personagem D&D 5E.
Talentos
Em alguns níveis o seu personagem ganha pontos extras. Eles podem ser distribuídos em duas habilidades que você escolher. Ao invés disso você também pode escolher um talento, mas existem alguns pré-requisitos para que você possa obtê-lo. Todos eles estão disponíveis nos livros D&D 5e.
Se proteja com a cobertura
Um personagem com metade do corpo protegido recebe +2 em sua CA. Com 3/4 do corpo protegido, o CA sobe para +5. Com cobertura total o alvo não pode ser atingido.
Vale lembrar que todas as regras podem ser alteradas pelo mestre, visando o melhor desenvolvimento da partida. Por exemplo, no podcast de RPG Tarrasque na Bota, do RPG Next, na aventura A Mina Perdida de Phandelver, o mestre utilizou o sistema de vantagem e desvantagem.
Iniciativa
Os personagens rolam um teste de Destreza antes de cada combate para determinar a ordem de ação de cada um deles nos turnos.
O combate
As miniaturas voltaram! Nas versões impressas dos livros D&D 5e, novos personagens estão disponíveis, bem como dragões metálicos. Entretanto, as regras não entram em detalhes para a movimentação do combate. Esta versão está bem focada na agilidade das partidas, fazendo com que os jogadores se transportem para dentro do universo proposto pelo mestre.
O ataque
Quando você rola o d20 para atacar, você vai somar o modificador de habilidade e o bônus de proficiência. No caso de habilidade é Força para ataques corpo-a-corpo e Destreza para ataques à distância. Já a proficiência é somada se o personagem estiver utilizando uma arma com a qual ele tenha treinamento para utilizar.
Já o dano será calculado pelo dano da arma somado ao modificador da habilidade que será utilizada no ataque.
Ataque de oportunidade
Esta característica traz uma agilidade muito grande para os combates. Você pode efetuar um ataque oportuno caso o seu inimigo esteja saindo da área de combate. Esta ação não pode ser efetuada caso o inimigo utilize a ação desengajar, ou disengage.
Magias
Existem magias que causam dano automaticamente, permitindo um teste de resistência, como a shocking grasp. Outras existem uma rolagem de ataque à distância, como a thunderwave – esta também exigem um teste de resistência. Para saber mais, leia a descrição de cada uma no livro do jogador D&D 5e. Elas são divididas em níveis de 0 a 9.
Os cantrips podem ser conjurados a vontade. Os rituais levam 10 minutos para serem preparados. Já as magias de níveis inferiores podem ser conjuradas utilizando “slots” de níveis superiores, amplificando a sua potência e efeito.
Se você gosta de personagens que lançam magias, confira como funcionam os spellcasters no D&D 5e.
Inspiração
Caso o mestre entenda que o jogador está seguindo o background do seu personagem, como personalidade e objetivos, tendo uma ótima interpretação ou por ter bolado uma boa estratégia para determinada situação, ele pode recompensá-lo com uma inspiração.
O jogador pode utilizar esta inspiração para obter vantagem em ataques, testes de habilidades ou de resistência. Ele também pode gastar a sua inspiração para inspirar o outro personagem também.
Dano crítico
Você rola 1 dado extra da arma no seu ataque. Por exemplo, se antes era 1d4 para a sua magia, se você rolou um crítico você irá rolar 2d4. O conhecido double damage.
Descansos
Você pode fazer dois tipos de descansos: curto e longo.
- No descanso curto você pode gastar e rolar 1 (ou mais) dado(s) de vida para recuperar seus PVs. Este número de dados é determinado pelo nível do seu personagem. Este descanso leva por volta de 1 hora.
- Já o descanso longo leva mais ou menos 8 horas. Neste caso o personagem vai recuperar todos os seus pontos de vida e metade do seu nível em dados de vida que foram gastos.
Morte
Se o seu turno iniciar e você estiver sem nenhum ponto de vida (PVs), seu personagem vai realizar um teste de resistência contra a morte. Este teste também é conhecido como death saving throw. Aqui o sistema é simples, role um d20, número maior que 10 é sucesso; menor é falha.
Com três sucessos o seu personagem fica estabilizado. Com três falhas, o seu personagem morre.
Os críticos também valem: rolando um “20” você recupera 1 ponto de vida (PV). Tirando um “1” você acumula duas falhas. Se você receber um ataque enquanto estiver inconsciente, vai acumular uma falha. Se o ataque que receber for crítico, são duas falhas.
Caso o seu personagem atinja o valor máximo de pontos de vida de forma negativa, ele morre instantaneamente. Digamos que o seu mago tenha o máximo de 10 PV e durante um combate ele ficou com apenas 2 PVs. No ataque seguinte, se ele receber 12 de dano, ficando -10 PVs, ele morre. Basicamente, ele vira uma poça de carne e sangue…
[wen_cta id=”2720″]