RD&D5e#001: Criando uma aventura de RPG One-Shot | Aventura D&D 5e
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 2:07:07 — 116.5MB) | Embed
Assine: Spotify | Email | TuneIn | Deezer | RSS | More
Bem vindo ao primeiro episódio do Regras do D&D 5e, um podcast produzido pelo RPG Next que discute as regras dos livros da 5ª edição do Dungeons and Dragons.
O Podcast de hoje é trazido a você por audible.com – faça o download gratuito de um audiobook e obtenha 30 dias de teste gratuito em www.audibletrial.com/RpgNext. São mais de 180.000 títulos para escolher para o seu iPhone, Android, Kindle ou MP3 player.
Proposta: Criar uma aventura de RPG One-shot (curta o suficiente para terminar em uma ou duas tardes) para o D&D 5e.
Requerimentos: A aventura deve suportar duas mesas de jogo com 4 a 5 jogadores iniciantes cada uma e 1 mestre por mesa.
Referência Bibliográfica: Capítulo 3 (pág. 71): Criando Aventuras do livro Dungeon Master’s Guide – D&D 5e.
A Floresta do Mal!
1) Uma ameaça Crível
Por causa de uma queimada “acidental” que perdeu o controle na floresta, os seres féericos que vivem nela ameaçaram o cidade como forma de retaliação.
2) Um Plot Twist Criativo dentro de uma trama clichê.
Bruxo amaldiçoado criou amuletos de Ilusão que altera como um ser é visto e ouvido por outros. Com o intuíto de proteger a floresta negra de invasores, seus ocupantes vestem esses amuletos sem saber que são percebidos por humanos da cidade adjacente. As pessoas que entram na floresta encontram esses “monstros” e acabam sendo mortos por sua agressividade ou fogem de volta para a cidade para contarem suas histórias.
3) Um Foco claro no Presente
Floresta Negra é misteriosa e mágica. A cidade, chamada de Canto Calmo, proíbe a entrada na floresta por conta de seres horrendos e medonhos e que lá habitam. Os que entraram nela e nunca saíram, provavelmente viraram comida dos seres feéricos.
4) Hérois que façam a Diferença.
Os aventureiros devem decidir qual será a divisão da equipe que trilhará cada um dos dois caminhos: Floresta ou Subterrâneo.
5) Algo para cada tipo de Jogador.
- Interação Social (encontro na cidade)
- Exploração (seguindo a trilha)
- Combate (encontros)
6) Surpresas!
Quando os jogadores se encontram na clareira da Floresta Negra eles se deparam um com os outros sob a ilusão dos amuletos. Esta ilusão não se aplica aos objetos de grande apego emocional dos personagens.
7) Mapas Úteis
Não utilizaremos mapas nessa aventura One-Shot.
Estrutura da Aventura.
INÍCIO
- Gancho: Pedido de ajuda da cidade baseado em contos de fadas absurdos que ninguem acredita.
- Os aventureiros encontram papeis na redondeza sobre o caso, distribuidos por Bethão, a líder militar da cidade.
- O Ancião da Cidade, Euclídes, entrega os amuletos de proteção de acordo com o caminho escolhido pelos jogadores. (Floresta / Subterraneo).
- Amuleto da Sorte: +1 contra as criaturas feericas.
- Na verdade: O amuleto altera a imagem total do usuário para os demais. E somente funciona dentro da floresta. Mas, todos que tem o mesmo amuleto nao sofrem do efeito da magia.
- ref: Major Image – Magia de Warlock nível 3.
- Na verdade: O amuleto altera a imagem total do usuário para os demais. E somente funciona dentro da floresta. Mas, todos que tem o mesmo amuleto nao sofrem do efeito da magia.
- Amuleto da Sorte: +1 contra as criaturas feericas.
- Euclides explica que em cada um dos caminhos disponíveis se encontra 1 item mágico de grande poder que ajudará na missão.
- Beserker Axe (pág. 152 do Dungeon Master’s Guide)
- Armadura da Invulnerabilidade com resistência a golpes de contusão, mas vulnerabilidade a golpes cortantes e perfurantes (pág. 155 do Dungeon Master’s Guide).
- Ambos os itens são amaldiçoados.
- Pedrinho: Curioso, se aproxima dos aventureiros.
- Esmeralda: Dona da taverna.
- Osvaldo: O agricultor.
MEIO
- Os aventureiros encontrarão Gnomos da floresta e outras criaturas boas, mas somente no final descobrirão que mataram os mesmos.
- Irem pela floresta ou pelo subterrâneo.
FLORESTA NEGRA
Encontro 1- Médio (300xp / 2 Tipos de Monstros)
- Aqui os aventureiros encontram o Machado amaldiçoado.
2x Sprites (aparência de pequenos Demônios alados) | 1x Swarm of Insects (aparência de insetos nojentos) |
SUBTERRÂNEO ESQUECIDO: O corredor estreito logo se abre em uma caverna…
Encontro 1- Médio (300xp / 2 Tipos de Monstros)
- Aqui os aventureiros encontram a Armadura amaldiçoada.
2x Swarm of bats (com aparência de morcegos horrendos) | 1x Deep Gnome (aparência de Wendigo) |
Encontro 2- Dificil (300xp)
Os aventureiros se encontram em uma clareira no meio da Floresta Negra. Por causa dos amuletos, eles se enxergam como criaturas bizarras. Possível combate se inicia aqui.
FIM
- Um ser feérico (Flix Toco-Pressa) aparece gesticulando, pois a sua fala é inteligível, para os aventureiros tirarem seus amuletos durante o combate mortal entre eles. Ele retira seu próprio amuleto revelando sua forma real de Gnomo para os Heróis. Flix consegue dialogar alguns minutos antes de ser morto por Euclides.
- Somente quando alguém retirar o amuleto que ele poderá ser visto em sua forma original por outros.
- Aparição do Euclídes e encontro final.
-
- Euclides explica que os herois, que não fazem parte da floresta, não deveriam estar ali e que o incêndio causado por ele foi a unica forma que encontrou de afastar a cidade de investidas na floresta. Essas investidas iriam acordar o Grande Tarrasque, destruidor de Reinos.
- Agora Euclides se vê diante de sacrificar a todos da floresta. Todos que estão usando os amuletos acabam caindo em um sono profundo. Euclides se volta para os Heróis e os ameaça. Os heróis não tem outra alternativa a não ser lutarem.
Encontro 3- Mortal (400xp)
Euclides Warlock Nível 6 + Imp
- Se os Heróis derrotarem Euclides, o Tarrasque acorda.
- Caso contrário, Euclides sacrifica os Heróis.
NPCs Importantes:
- Euclídes (Vilão): Amaldiçoado
- Bethão: Halfling fêmea careca que recebe os aventureiros na cidade.
- Pedrinho: Um dos moradores da cidade que resolveu entrar na Floresta e conseguiu fugir após correr muito. Ele acredita que teve sorte por ter saído com vida.
- Esmeralda: Dona da taverna acredita que alguém precisa negociar um novo acordo com os seres feéricos.
- Osvaldo: O agricultor que, mesmo discordando, foi responsável pelo início do incêndio na floresta.
- Flix Toco-Pressa: Gnomo no final da Aventura.