Tarrasque na Bota apresenta… A Mina Perdida de Phandelver, uma aventura do RPG Dungeons and Dragons 5ª ediçãoEpisódio 9 – Emboscada Vermelha

 

   ATENÇÃO: Esse podcast é recomendado para maiores de 14 anos.

 

“Dá para dizer que nem é um cast, mas um storytelling, um os melhores do RPG Brasil na web.” 

– Raphael Lamour (ouvinte) –

“(…) sempre boas risadas, me deixam felizes de dizer que, juntamente com o pessoal do Crônicas De Mentes (outro podcast nesses moldes, mas que usam FATE) são, para mim, os melhores da podosfera.

– Thiago Dante (ouvinte) –

“Parabéns pelo cast.”; “RPG Next de volta a todo vapor!”; “imagino que deve ser muito trabalhoso fazer a edição, mas o produto final é de qualidade parabéns.”

– Joseph Mugiwara (ouvinte) –

“Adorei a nova temporada, agora com mais personagens e mais tempo de aventura para nós conhecermos melhor cada personagem.” 

– Gustavo PL (ouvinte) –

“O melhor podcast no quesito RPG – Muito bom esse podcast, obrigatório para todo jogador de RPG e simpatizante dessa cultura. Narrador e jogadores de parabéns pelo trabalho. 

– Mugiwarajoe (ouvinte) –


Estamos apoiando o World RPF Fest 2016, o maior evento de RPG de Brasil que terá varias mesas com partidas de RPG, jogos de tabuleiros, palestras, campeonatos e muito mais.

WRF2016-banner

Data: 17 e 18 de setembro. Local: UNICURITIBA.

Para maiores informações acesse: facebook.com/WorldRPG


 

Calendário da Costa da Espada, no Reino de Faerûn, no mundo de Toril:

 

9/7/1491
Nono dia do sétimo mês – Flamerule (Summertide – Maré do Verão) no ano 1491 DR.

 

Calendário da aventura:

 

4º dia de aventura (meio da tarde).

 

Com a participação de:

 

  • Rafael 47, o DM (Dungeon Master);
  • Klank, um Guerreiro Anão (interpretado por Fernando Moura);
  • Vern Verón, um Bardo Meio-Elfo (interpretado por Pedro Quitete);
  • Sandoval Miels, um Feiticeiro Humano (interpretado por Olavo);
  • Erevan Brisa Noturna, um Druida e Elfo da Floresta (interpretado por Tiago Andre dos Santos).
  • Rael, um Ladino e Elfo do Sol (interpretado por Rafael Sky).

 

Uma produção RPG Next.

 

Tnb-LMoP-E009-img01

Tnb-LMoP-E009-img02

Tnb-LMoP-E009-img03

 

 

RECADOS 

 

E aí pessoal beleza? Bom gostaria de ter uma conversa de alguns minutos com vocês muito importante e passar duas informações extremamente relevantes. Eu tenho uma notícia boa e uma notícia ruim para passar para vocês. Talvez a notícia ruim possa ser muito ruim agora quando eu falar, mas eu tenho certeza que a notícia boa ela vai se tornar cada vez melhor com o tempo.

Vamos então primeiro para a notícia ruim certo? Nossos episódios do Tarrasque na Bota passarão a ser publicados quinzenalmente a invés de semanalmente. Para eu justificar essa mudança para vocês, me permitam fazer um breve relato do que aconteceu até agora com o projeto.

Para vocês que nos acompanham desde o ano passado quando a gente começou a publicar os podcasts, lembram que iniciamos com os testes 1 e testes 2? Se você não se lembra, saiba que no dia 5 de maio de 2016, daqui aproximadamente 1 mês (se você estiver nos ouvindo no início de abril de 2016), o RPG Next completa um ano de existência! E desde seu surgimento foram muitas experimentações, a gente teve melhoria de áudio nos episódios e a nossa comunidade foi crescendo, ou seja, vocês foram nos dando suporte desde então, o que é fantástico, no fim de 2015 passamos por um hiato grande que infelizmente foi necessário para que eu, o mestre, pudesse terminar de editar os episódios e para que eu pudesse terminar principalmente de preparar a aventura que vocês estão ouvindo hoje, que originou o Tarrasque na Bota. Alguns de vocês já ouviram eu comentar que o RPG Next existe graças à minha atual profissão. Eu sou professor universitário e eu possuo uma jornada de trabalho diferenciada e com isso eu consigo administrar meu tempo para produzir e editar todo esse conteúdo que vocês escutam hoje. Meu maior trabalho hoje durante a publicação desses episódios é com a edição, pois ela consome 20 horas semanais! Fora isso eu também tenho que gastar mais umas horas com diversas outras tarefas pequenas até o episódio chegar na sua mão.

Se você estiver se perguntando, “mas Rafael 47, você já estava publicando 1 episódio por semana, o que mudou agora? ” Você fez a pergunta certa! O que aconteceu é que a partir da semana passada eu comecei a lecionar para turmas de pós-graduação aos finais de semana, e esse trabalho passou a me ocupar toda a sexta-feira e os sábados a cada 15 dias, um tempo crucial para eu manter as edições em dia e permanecer publicando os episódios semanalmente. Então eu me dei conta que todo meu tempo livre estava muito prejudicado pelo tempo das edições e que qualquer imprevisto no trabalho poderia me causar esses problemas. Eu cheguei a conversei com a equipe numa tentativa de delegar essas atividades, mas a equipe não tem esse tempo e essa habilidade com a edição para me ajudar agora. Então para não deixar ser uma surpresa negativa pior, resolvi anunciar oficialmente para vocês agora. O que eu posso dizer agora é, me desculpem e sinto muito, pois nem eu gostaria que fosse assim.

Mas saiba que essa situação não precisa ficar para sempre assim. Uma vez que eu possa acumular episódios editados suficientes para a publicação, eu irei voltar a publicar semanalmente. Ok?

Então agora vamos para a notícia boa!

A boa notícia se trata do lançamento do RPG Next dentro de uma plataforma de patronagem, ou financiamento coletivo, chamada Padrim. Além do Patreon ser uma alternativa, escolhemos o Padrim por se tratar de uma ferramenta brasileira e por angariar fundos em reais ao invés de dólar, que convenhamos é muito mais fácil e cômodo! Mas a notícia boa ainda não se trata apenas disso! Saiba que estou aqui vindo conversar com vocês ouvintes, e principalmente aqueles que já nos fizeram doação, para buscar conselhos e opiniões.

Só para deixar claro para quem não conhece o Padrim, ela é uma ferramenta, um site, onde cada um dos ouvintes pode se cadastrar e fazer uma doação dentro dos valores estipulados pela campanha de financiamento. A menor doação é de 1 real e pode haver valores tão grandes quanto 100, 300 1000 reais. Mas a grande questão aqui é que para cada valor doado existe uma pequena recompensa vinculada ao montante daquela doação que é uma forma de retribuição individual para cada um dos doadores. Além dessas recompensas, existe também as Metas. Metas são atingidas quando determinada quantia de doações é acumulada. Uma vez atingido aquele montante, uma melhoria é feita no produto ou é financiado um gasto recorrente capaz de nos ajudar na continuidade de nosso trabalho, ou qualquer outra coisa que de certa forma possa impactar positivamente na experiência de vocês com o nosso produto.

Então voltando ao meu pedido de ajuda com opiniões de vocês, gostaria de expor o que foi pensado para as Metas e ver o que vocês acham disso:

Para exemplificar, nossa primeira meta é a mais básica. Todo mês nós arcamos com uma taxa mensal de 15 dólares (uns 60 reais) de nosso HOST, a hospedagem do site. Nossa segunda meta poderia ser a melhoria do áudio de alguns jogadores, que não possuem equipamento de gravação profissional. Para isso precisaríamos atingir uma meta financeira que nos permitisse pagar as parcelas da compra de microfones profissionais. Suponha que essa meta seja de 300,00 reais, que esse valor fosse suficiente para pagar 10 parcelas da compra de 5 microfones profissionais. Você já se questionou o que estaríamos fazendo com os valores arrecadados de, por exemplo, 260,00 reais por mês? Com certeza os 60 reais estariam sendo gastos com o HOST do site. E os outros 200,00 que sobra todo mês? Eu sei que esse dinheiro poderia ser destinado à compra dos microfones, e ao invés de comprar todos de uma vez, fosse comprado 3 microfones e depois de 10 meses outros 2 microfones. Isso resultaria numa melhoria de todo o áudio após uns 2 anos. Aí eu pensei, como fazer mais pelo RPG ou pelos patronos que não tenha que esperar tanto tempo assim?

Então é aqui que vocês, nossos ouvintes entram com a opinião de vocês. Nós tivemos duas ideias para usar melhor o dinheiro doado enquanto o montante não atinge a próxima meta principal.

A primeira ideia seria criar uma espécie de rifa quando metas menores forem atingidas. Essas metas menores são basicamente degraus bem pequenos que gerariam algum tipo de ação por parte do RPG Next antes que a próxima meta real seja atingida.

 

Por exemplo, suponha que entre a primeira meta de 60,00 reais, referente aos custos do HOST, e a próxima meta dos microfones profissionais de 300,00 (esses valores não são os valores finais ainda!), exista uma meta de 110,00 reais, ou seja 50,00 a mais. Já que esses 50,00 reais mensais não seriam suficientes para financiar nada neste exemplo, ao invés de guardarmos mês a mês esse dinheiro para usar só depois de vários anos, poderíamos ao invés disso criar um KIT de 50,00 chamado de Tarrasque na Kaixa, ou TnK, e fazer um sorteio entre os patronos, onde os que possuírem maior valor de doação teriam uma chance proporcionalmente maior de serem sorteados. Esta caixinha, que seria enviada por correio para o patrono sorteado, seria algo parecido com o que o Omelete Box ou o NerdLoot fazem, ou seja, caixas com coisas nerds ou sobre RPG dentro. Além disso poderia haver algo como uma camiseta do Tarrasque na Bota, uma foto da galera do RPG Next segurando o nome do sortudo num papel, um cartão assinado por nós com uma mensagem etc. Aí quando a meta de 160,00 fosse atingida, daria para sortear 2 patronos para receberem 2 TnK de 50,00 ou poderíamos sortear 1 TnK de 100,00 para 1 patrono apenas. Com isso seguiríamos esse raciocínio até atingir a meta principal, quando cessaríamos os sorteios e passaríamos a adquirir os microfones profissionais neste exemplo. Assim que os microfones fossem pagos, teríamos 240,00 disponíveis (300 – 60) para voltar a fazer os sorteios ou até investir em outra coisa que o futuro pode nos reservar. Tudo isso seria feito sempre prestando conta com nossos patronos. Bom, essa é a premissa da primeira ideia. É claro que existem detalhes em aberto, mas iremos acertar tudo certinho depois que ouvirmos a opinião de vocês sobre isso, principalmente de quem já nos doou e doa todo o mês.

 

Agora a segunda ideia! Ela segue um pouco esse mesmo raciocínio de retornar o dinheiro entre metas principais.

 

Bom, nessa segunda ideia, ao invés da gente usar esse dinheiro acumulado das doações entre metas principais com o sorteio dos KITs, o dinheiro seria usado para outra causa. Imagine que todos os meses nós escolheríamos uma instituição carente da cidade em que moramos, entraríamos em contato com essa instituição para saber o que é que elas estão precisando, compraríamos esse material de doação, pode ser cesta básica, fralda, livros, e entregaríamos em um dia do mês anunciando que se trata da doação de uma comunidade de ouvintes do RPG Next espalhada por todo o Brasil! Uma vez dentro da instituição poderíamos explicar o que é o RPG Next, o que é o RPG, quem são os ouvintes etc. Poderíamos eventualmente ser convidados para explicar melhor o que é o RPG e com isso, além de ajudar pessoas necessitadas, também estaríamos divulgando o bem que o RPG pode fazer. E eu acho isso fantástico, um poder que está na mão de muita gente com um esforço bem pequeno. Daí poderia surgir parcerias e outros projetos envolvendo o RPG! Estaríamos propagando o RPG! Acredito que o RPG pode ser uma ferramenta não apenas de diversão, mas sabemos que ela trabalha a socialização, a cooperação, ajuda a desenvolver a criatividade, trabalha a habilidade de interpretar, seja no discurso falado ou escrito, e que de forma geral pode ajudar a vida das pessoas de certa forma.

 

Já pensou que legal o RPG Next fazer essa doação ou ajuda em nome de todos os patronos e em nome do RPG? No dia da visita à instituição carente tiraríamos uma foto nossa com as pessoas sendo ajudadas, e essa foto seria publicada no site para que todos pudessem ver! Imagine nossa visita a uma escola cheia de crianças que poderiam conhecer o RPG e descobrirem uma nova forma de interação e diversão? E os professores descobrirem uma ferramenta pedagógica? Não sei se vocês sabem, mas o Brasil é o país que mais publicou livros e artigos acadêmicos sobre o uso do RPG na educação! Imagine isso dando certo e ao invés do RPG Next visitar um local para efetuar essa doação, um dos patronos receberia esse dinheiro da gente, e faria o mesmo em sua cidade? Imagem o potencial disso!!

 

Bom, a terceira e última ideia sobre as metas seria basicamente fazer uma mistura dessas duas ideias. Parte do dinheiro entre metas principais seria usado como sorteio dos KITs e parte usado em ações sociais.

 

Saindo das “metas”, agora pretendo comentar um pouco sobre as “recompensas”.

 

Além das Recompensas mais básicas, como por exemplo “agradecimento escrito fim do post de cada episódio”, “agradecimento falado pelo host (eu) no fim de cada episódio”, a gente está pensando em criar Recompensas para valores um pouco mais generosos, valores que alguns de vocês até já fizeram! Imagine, por exemplo, seu nome virando o nome de um NPC dentro da aventura, e toda vez que esse NPC aparecesse, os personagens estariam interagindo com ele e falando seu nome! Ou imagine o seu nome sendo utilizado para nomear um item especial que algum personagem encontrou durante a aventura? Por fim, imagine você poder criar uma pequena história de determinado item mágico a ser encontrado em um episódio futuro? Por fim, imagine seu nome se tornando o nome de um deus dentro da aventura? Onde todos de determinada região pudesse orar e fazer suas preces?

 

Então pessoal, diante dessas duas notícias importantes, uma boa e outra ruim, esperamos que vocês compreendam e tenham paciência e confiança em nosso trabalho! E o mais importante de tudo é que de nada vai adiantar eu falar tudo isso aqui se eu não souber o que vocês estão pensando!

 

Com isso eu peço aqui encarecidamente que todos que estão nos ouvindo agora nos escrevam, por e-mail (contato@rpgnext.com.br) ou pelo post do site deste episódio do TnB 009, contendo a sua opinião e sobre qual decisão devemos tomar para criar o melhor projeto brasileiro no Padrim. Ok?

 

Nos vemos, ooopppsss, nos ouvimos no próximo episódio daqui 15 dias pessoal!

 

Abraços!

 

SUPORTE O RPG NEXT 

Se puder nos ajudar, faça o download gratuito de um audiobook e obtenha 30 dias de teste sem pagar nada acessando www.audibletrial.com/RpgNext. São mais de 180.000 títulos para escolher para o seu iPhone, Android, Kindle ou MP3 player.

Para acessar o DriveThruRPG vá em http://bit.do/dt-rpgnext

Huge Discounts on your Favorite RPGs @ DriveThruRPG.com

E para acessar o Dungeon Master Guild vá em http://bit.do/dmg-rpgnext

Dungeon Masters Guild

 

Não posso esquecer de falar também que nós, do RPG Next, publicamos lá no Dungeon Master Guild um material para auxiliar nas suas partidas de D&D. Se trata da TABELA de Interpretação – Rolagem de Ataque VS. Classe de Armadura. Essa tabela é útil para quem quer tornar as descrições de acerto e erro dos ataques muito mais temáticos e descritivos. Bom, para ter acesso à tabela, basta entrar no site do Dungeon Master Guild e digitar no campo de busca “RPG Next” que você encontrará nosso material publicado por lá.

Tabela

http://www.dmsguild.com/browse.php?keywords=rpg+next&x=0&y=0&author=&artist=&pfrom=&pto

 

Por fim, lembre-se que você pode nos ajudar através de doações no link do site, ou com compras em nossos links afiliados. Caso você veja um produto de seu interesse em nossos banners na lateral direita do site, se você clicar lá e efetuar uma compra de QUALQUER produto dentro do site, seja no Amazon, Submarino, Lojas Americanas, Shoptime ou Sou Barato, essas empresas afiliadas nos repassam um percentual de sua compra para nós. Saiba que seu produto não custará nenhum centavo a mais por causa disso! Ok? Com essas formas de ajuda, você nos ajudará a manter nosso trabalho por mais tempo.

 

COMPARTILHE!

Se você gostou desse Podcast de RPG, então não se esqueça de compartilhar!

Nosso site é rpgnext.com.br, Facebook RpgNextPage, Twitter @RPG_NextGoogle Plus, Canal do YouTube, e por fim nosso e-mail é o contato@rpgnext.com.br. Vote no iTunes do Tarrasque na Bota e do iTunes do RPG Next Podcast com 5 estrelas para também ajudar na divulgação!

 

DEIXE SEU FEEDBACK!

Se quiser deixar seu feedback, nos envie um e-mail em contato@rpgnext.com.br ou faça um comentário nesse post logo abaixo.

Seu comentário é muito importante para a melhoria dos próximos episódios. Beleza? Muito obrigado pelo suporte pessoal!

 

Links para MÚSICAS e SFX sob a licença Creative Commons

Contato

Facebook / Twitter / Google+ / YouTube