Que tipo de jogador você é no RPG?

16 de outubro de 2015

Finalmente, o dia da jogatina chegou!

Todos estão sentados na mesa, as fichas estão impressas, os livros abertos, os dados espalhados, inclusive alguns sendo avaliados por jogadores mais supersticiosos e até os lanches foram divididos por todos! O que falta para começar??

Ah, verdade, você não preparou seu personagem….  download

 

Tudo bem, tudo bem, este erro é mais comum do que a maioria gostaria de admitir, principalmente quando se tem pouca experiência de jogo ou se está passando por uma época de pouca inspiração. Então, o que fazer?

Se está aqui procurando um roteiro de criação para seu personagem, aconselho parar por aqui e procurar o livro de regras do sistema no qual irá jogar. É muito comum nestes vir exemplos e dicas sobre personagens, alguns inclusive com passo a passo. Ah, não se preocupe, não ficarão ressentimentos 🙂

Se está procurando dicas sobre como começar a criar e imaginar seu personagem, como ele irá parecer, como irá agir e o que você espera conseguir com ele… então seus problemas acabaram! (sim eu sei que você ouviu o jingle!) Ou talvez não, talvez estejam apenas começando.

Dividiremos esta em três etapas. Na primeira, procura-se um bom ponto de início da criatura, vulgo: seu personagem. Então vamos entender o criador, vulgo: VOCÊ!

 

jogadores de rpg

 

Que tipo de jogador você é no RPG?

Oficialmente, não existe uma classificação de jogadores, assim como não existe uma classificação de pessoas. Não oficialmente, cada um define a classificação que bem lhe entende. Aqui falarei sobre sete conceitos que, em minha humilde opinião de m****, resume os principais aspectos do jogo vivenciados pelos jogadores: atuação, exploração, estimulação, luta, otimização, solução de problemas, narração. Um destes pode lhe saltar aos olhos, no entanto apenas a mistura destes aspectos demonstra qual seu estilo de jogo, afinal, nada é tão simples quanto parece. Aos que desejarem se aprofundar no assunto de personalidade, vale a pena pesquisar sobre o Teste de Myers Briggs, fica a dica 😉

 

ATUAÇÃO

Para os jogadores que “mergulham” no personagem.      

   

give_oscar7

 

São aqueles que se entregam ao mundo fantástico, fazem vozes, desenhos, interpretam com caras e bocas! Ainda assim, eles não ganham seu tão merecido oscar.  

Este é aquele que irá ter longas conversas com os NPCs, (tentar) conversar e conhecer seus colegas de grupo, ou até mesmo fazer uma troca de insultos com seus inimigos… (palmas para eles!)

 

EXPLORAÇÃO

Presente nos jogadores que sempre se perguntam: o que haverá além daquela porta ou após o morro ou dentro daquelas ruínas…. onde eu irei e o que encontrarei desta vez?

 

explore_indi

 

Apaixonados por vivenciar todas as maravilhas de mundos fantásticos ou encontrar pistas intrigantes ou tesouros escondidos. Incansáveis em suas viagens, são também aqueles que exigem boas descrições em busca dos detalhes importantes.

 

ESTIMULAÇÃO       

Talvez seja a frase que melhor resume este aspecto, será importante para aqueles que estão na constante busca por emoções, ver até onde consegue chegar ou até quanto consegue carregar seus companheiros em loucas e divertidas aventuras, ainda mais importante, ver até que ponto o mestre irá!

                                                                                                                                 

     challenge

 

São estes que irão impedir as dúvidas dentro do grupo e levará seu grupo para frente, independente de quão perigoso ou louca poderão ser suas ideias.

 

LUTA

Para estes, a única emoção que importa é a adrenalina da batalha.

Sempre irão dar preferência a chutar traseiros inimigos a tentar buscar qualquer outra solução, gostando mais dos companheiros corajosos aqueles que se escondem na hora que o pau tora. Mas não se engane, apesar da vontade pela luta, estes não descartarão as táticas ou estratégias, afinal, não só de músculos (sobre)vivem os aventureiros, a menos que você seja ele  –>  

 

hulk_smile

 

OTIMIZAÇÃO

Para os jogadores que se orgulham da criação de seus personagens com habilidades escolhidas a dedo, das perfeitas combinações entre itens mágicos e balanceamento perfeito de seus atributos, magias e características, sendo voltados para criar o combatente perfeito ou o grande investigador ou até mesmo o grande astro que a todos encanta.

 

arsenal

 

A todo momento, estes jogadores vão querer demonstrar sua superioridade, explicando como fizeram um personagem tão “apelão” a ponto de derrotar o inimigo em uma jogada.

 

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Caso o jogador goste de enveredar por todas as motivações de seus colegas ou dos NPCs do mundo, descobrir as minúcias dos planos de seus inimigos, passear por todos os quebra cabeças que se encontra… este é o apaixonado pela solução de problemas, algo infinito em toda aventura.

 

house_approve

 

Certamente os jogadores mais pacientes, talvez os mais inteligentes, cujo maior prazer é descobrir as respostas, independente dos meios ou dos resultados.

 

NARRAÇÃO (CONTANDO HISTÓRIAS)

Estes são aqueles cujo maior prazer é se envolver na história, sonham vivenciar toda a narrativa, inclusive contribuindo quando puder para a trama preparada pelo Mestre/Narrador, tentando ser peça central da trama.

 

book_story

 

Talvez seja o aspecto que melhor misture todos os demais, envolvendo a atuação do jogador que preparou seu personagem com todo carinho e deseja conhecer esse mundo, vivenciando fortes emoções e lutando pelo seu caminho enquanto solucionar os problemas… tudo em nome da história.

 

Agora é a sua vez. Preencha a enquete abaixo!

 

 

Ou deixe nos comentários que tipo de jogador você é!