Como construir mapas de RPG?

19 de Abril de 2018

Vamos lá meu pequeno mestre dos magos, depois de tantas aventuras em mapas já consagrados você decidiu que chegou a hora de ser seu próprio engenheiro cartográfico e criar mapas incríveis e inéditos? Bom, então esse posto foi feito pensando em você!

Não quer criar um mapa inteiro? Só mais uma masmorra? A boa notícia é que esse post também tem isso. Continue sua leitura e vire um verdadeiro especialista na criação de mapas de rpg.

Pode ser do seu interesse – Dicas para criar personagens: Onde buscar fonte de inspiração

Qual a importância dos mapas de RPG?

Mesmo sendo um mapa de masmorra ou um mapa completo, os mapas de RPG são fundamentais para sua aventura criar vida.

Se você é o mestre das campanhas entre seus amigos, deve saber que cabe a você realizar um bom planejamento para todos se divertirem. Sendo assim, vale a pena se desdobrar um pouco mais de tempo sobre os mapas de rpg e aprender tudo o que os relaciona, como a sua importância.

Apesar do trabalho que os danados dão, criá-los é de fato uma atividade prazerosa e divertida.

Os mapas de rpg são os caminho por onde os aventureiros seguirão, sendo assim não se deve utilizar apenas um espaço em branco e esperar que seus aventureiros consigam se divertir.

Como fazer um mapa de rpg?

Bom, primeiro é preciso estar em um local onde você possa escrever, rabiscar e até falar consigo mesmo sem que ninguém atrapalhe sua linha de raciocínio. Depois disso é preciso entender o que você busca, por exemplo:

Mapa de masmorra

Se você está inserindo a masmorra em um cenário já pronto é bom atentar-se para o que há ao redor dela. Por exemplo, se ela se encontra em um pântano é provável que você possa inserir uma dessas criaturas lá, dessa forma  a narrativa ganha naturalidade e não causa grande estranhamento aos jogadores.

Depois de pensar em que criaturas podem ser inseridas na masmorra leve também em consideração as fichas dos jogadores. Pensando na personalidade deles, os barulhos que produzem, quais são suas fraquezas e seus poderes.

Depois de pensar em todos esses requisitos é hora de levar suas ideias ao papel quadriculado e começar a rabiscar. Dessa forma, você estará ainda mais livre para deixar sua ideias fluírem.

Pense onde os monstros dormem, o que eles fazem quando estão lá, onde guardam seus alimentos, tesouros e seus prisioneiros. Depois de desenhar as salas, procure a conexão e a lógica entre elas.

Mapa de cenário

Para os mapas de rpg de cenário é importante levar em consideração o que você busca para a sua aventura. Por exemplo, se você tem mais conhecimentos com ambientes medievais deve iniciar seu planejamento assim.

Dessa forma uma boa ideia para facilitar seu trabalho pode ser construir parte por parte. E só então realizar a conexão entre eles, da mesma forma que a criação das masmorras.

Leia também – Forgotten Realms: entendendo esse cenário

E então, acredita já estar preparado para tirar o mapa dos seus sonhos da imaginação e colocá-los no papel? Se não estiver basta deixar sua pergunta logo abaixo que um dos nossos magos irá atendê-lo.

A Mina Perdida de Phandelver

A Mina Perdida de Phandelver