4 dicas de RPG de mesa para iniciantes

10 de abril de 2018

É quase impossível não sentir o seu cheiro de novato meu pequeno guerreiro! É verdade que o mágico universo do RPG de mesa anda seduzindo cada vez mais pobres inocente como você.

Dessa forma, nós vamos lhe oferecer um pequeno tutorial, como prova da nossa generosidade. Continue sua leitura e saiba tudo o que precisa sobre o rpg de mesa para iniciantes.

O que é RPG?

O RPG de mesa para iniciantes não começa na mesa, antes disso é necessário passar pela iniciação básica. Nesse caso é preciso entender o que significa RPG.

Em síntese, RPG significa Role-playing game. Em tradução livre seria algo como jogo de interpretação de papéis.

Leia também – Você sabe onde e como jogar RPG de mesa?

Como jogar RPG de mesa?

Se você ainda não possui experiência em jogar rpg, pode ser uma boa idéia observar algumas aventuras de quem já joga. Dessa forma você ganhará em repertório e criatividade.

Outra solução para te ajudar a criar intimidade com o tabuleiro e toda a jogabilidade em si é montar um grupo  de rpg de mesa para iniciantes. Dessa forma todos começam mais ou menos do mesmo patamar e se ajudam na questão de aprimorar as habilidades.

Se ainda for pouco, basta seguir nossas dicas e mergulhar de cabeça nesse caldeirão encantado do rpg de mesa para iniciantes.

Primeira dica: Se reinvente

Pode ser que no início sua mente não esteja tão acostumada a criar coisas do zero. Então, pode ser uma boa ideia criar seu personagem a partir de você mesmo. Afinal, todo mundo já desejou ser mais forte, mais bonito, mais inteligente ou possuir um super poder.

Além disso, se reinventar pode ajudar muito a ficar mais próximo do conceito de interpretação que o rpg de mesa pede.

Segunda dica: onde você deseja estar?

O segundo passo é decidir em que lugar você deseja estar. É sempre bom começar por um ambiente que lhe seja familiar.

Por exemplo, se você possui mais conhecimento, e repertório de maneira geral, em cenários de ficção científica pode ser uma boa estratégia começar a sua aventura com cenários dessa área.

Dessa forma, você ganha mais confiança e já possui inspiração prévia para enriquecer ainda mais a partida.

Terceira dica: materiais

A essa altura do campeonato você já deve ter notado que mesmo no rpg de mesa para iniciantes, é necessário usar muita criatividade e repertório. No entanto, existem alguns materiais que se fazem necessário para uma partida.

Como:

    • Dados de múltiplas faces: D4, D6, D8, D10, D12, D20 e D100 – dependendo do sistema que você for jogar;
    • Fichas de personagens: As fichas normalmente acompanham os livros que explicam os sistemas. E nela que constam os pontos de vida. habilidades, itens, atributos, pontos fracos e etc;
    • DM Shield: Item não obrigatório, mas extremamente recomendado. É o escudo do mestre da partida. Sua função é esconder as jogadas de dados que o mestre for fazer, assim como suas anotações.
    • Mapas;
    • Livros.

Veja também: Forgotten Realms: entenda este cenário.

Quarta dica: Leia muito

Antes de realmente colocar a mão nos dados e iniciar a partida é preciso ler muito. Seja você um dos jogadores ou o mestre. Pois, se tem uma coisa que pode definitivamente acabar com a vontade de continuar uma aventura são as pausas que as pessoas fazem para ler regras e detalhes.

Pode ser do seu interesse – 3 Dicas de como criar personagens em uma mesa de RPG

Essas dicas foram o suficiente para iluminar sua vida nessa floresta escura e perigosa? Se ainda tiver dúvidas basta deixar abaixo que nós responderemos para você!

Regras GURPS

Regras GURPS