Como preparar aventuras de RPG?
Uma parte muito importante antes de realmente começar uma partida de RPG é pensar na preparação das aventuras de rpg. Isso acontece porque essa etapa exige bastante tempo, atenção e preparação. No fim, toda essa preparação pode ser recompensada e resultar em uma partida incrível.
Então, se você deseja começar um jogo, mas não sabe por onde começar, veja como preparar aventuras de rpg e resolva essa questão. Com as nossas dicas você vai ver que existem técnicas e métodos simplificados que podem te ajudar a criar um cenário essencial para a sua aventura. Isso tudo de maneira rápida e dinâmica, permitindo uma aventura aberta e de acordo com sua estratégia. Confira!
– Veja também: Aprenda como começar a jogar RPG
O passo a passo para criar aventuras de RPG:
1. Qual a situação/cenário central da aventura?
Para começar a criar as suas aventuras de rpg, primeiramente pense: qual o foco central dela?
Nesse tópico, você também já deve anotar o que acontece nos arredores, os principais problemas que serão encontrados pelos personagens, entre outros. Essencialmente, esse, por ser o primeiro passo, não exige grande detalhamento. Em suma, defina:
- Onde se passa a aventura;
- Quando ela se passa – ou seja, qual a época do acontecimento
- O que está acontecendo.
Tendo esses três pontos importantes definidos, é possível passar para a próxima etapa de criação de aventuras de rpg.
2. Quais são os locais da aventura?
Ou seja: onde acontecerão os principais eventos? Onde os jogadores provavelmente irão? Primordialmente, crie pelo menos três locais que sejam diferentes entre si, porém, ao mesmo tempo interessantes. Tente enxergar essas localizações. Para isso, uma boa ideia pode ser anotar algumas palavras sobre elas. Aproveite e escreva as características e principais impressões do local. Alguns pontos que podem ser ressaltados nessa descrição são:
- É um lugar iluminado ou escuro?
- Aberto ou fechado?
- Possui mau cheiro ou alguma característica específica?
- É deserto? Ou possui várias pessoas presentes?
- É labiríntico ou possui fácil acesso?
- Tem uma segurança reforçada?
- Existem inimigos/obstáculos no caminho?
Tenha esses pontos anotados, você pode querer usá-los durante o jogo.
– Confira: Dicas para criar personagens: Onde buscar fonte de inspiração
3. NPCs importantes para o andamento do jogo
Além dos personagens de cada jogador, é preciso pensar em NPCs que tenham papel importante nas aventuras de rpg. Assim, a nossa dica é que você crie, pelo menos, três personalidades diferentes que cruzarão o caminho dos heróis. Os NPCs mais comumente encontrados são:
- Um inimigo;
- Um aliado;
- Um terceiro personagem com funções variadas.
Posteriormente, uma dica importante na hora de criar os seus NPCs é: apostar em personagens que possuam objetivos conflitantes e sejam de facções e classes diferentes. Ainda, devem ter suas próprias motivações e interagir com os heróis de maneira adequada com sua personalidade.
Para não se confundir de acordo com os seus NPCs, descreva-os de maneira resumida e anote suas principais características – físicas e de personalidade. Assim, ao começar as aventuras de RPG, você lembrará os objetivos, motivações e feição de cada um.
4. Problemas a serem enfrentados
Por fim, é hora de definir quais são as complicações que aparecerão no caminho dos seus herois. Assim sendo, cabe a você definir:
- O que pode dar errado?
- Qual o possível plot twist da aventura? – Ou seja, ação inesperada;
- Poderá acontecer alguma traição dos NPCs?
- Poderão surgir novos grupos/facções/personagens durante a trama?
Ou seja: pense em como o cenário das aventuras de rpg possam ficar mais emocionantes e alcancem o clímax. Aqui, a dica é anotar, em poucas palavras, pelo menos três ações que possam mudar a história do jogo e complicar a situação dos personagens.
E você, tem alguma “fórmula” que segue para criar suas aventuras de RPG? Então aproveite e compartilhe conosco!
[wen_cta id=”4472″]