Na hora de começar uma aventura, fica a cargo dos jogadores se serão utilizadas miniaturas para RPG ou não. A utilização dessas peças não é nenhuma novidade, afinal, há tempos os jogadores e mestres já utilizam artifícios diversos para representar seus personagens e criaturas nos mundos fantásticos. Porém, com o surgimento de novos jogos e possibilidades, também surgem novas opções de miniaturas para RPG.
Se você está na dúvida entre usar – ou não – em sua próxima aventura, confira algumas vantagens e desvantagens que essas miniaturas podem trazer para o seu jogo.
– Veja também: Como começar uma aventura de RPG?
Vantagens das miniaturas para RPG:
Vale lembrar que não é necessário utilizar acessórios como dados, planilhas, tabuleiros e miniaturas. Porém, esses utilitários podem deixar o jogo muito mais divertido. Além disso, todos esses itens auxiliam bastante para os jogadores imaginarem o cenário de jogo e também ajudam na hora de definir os sucessos e fracassos de seus personagens.
Outros pontos que merecem destaques, são:
- As miniaturas são importantes para conquistar e encantar novos jogadores, principalmente atraindo eles para o universo do RPG;
- O uso de miniaturas facilita na visualização de magias, poderes, posicionamentos e combates;
- As miniaturas para RPG trazem e oferecem maior realismo para o jogo;
- Cabe ao mestre descrever o que os personagens vêem e sabem. Assim sendo, com as miniaturas, pode ser que o jogo fique ainda mais tenso e divertido. Dessa forma, é aumentado o clímax da aventura;
- Há um maior apego e afeição dos jogadores com seus próprios personagens. Assim, há uma maior dedicação ao jogo;
- As miniaturas podem ser adaptadas facilmente a qualquer sistema, conforme o jogo.
A nossa dica é: caso você queira começar a investir nas miniaturas para RPG, comece comprando as peças essenciais. Algumas sugestões são adquirir monstros comuns, que possam desempenhar várias funções.
Desvantagens das miniaturas para RPG:
O primeiro ponto que pode soar como desvantagem é que as miniaturas para RPG tem um custo. Ou seja, é preciso que haja um investimento financeiro para utilizá-las – o bônus é que elas podem enfeitar a estante da sua sala. Assim, também destacamos alguns outros pontos que podem ser levados em consideração e considerados como desvantagens:
- Alguns jogadores acreditam que essas peças fazem com que o jogo perca a interpretação. Isto é, perde-se uma característica que muito valorizada pelos jogadores mais experientes;
- Existem algumas pessoas que creem que o uso de miniaturas e mapas impedem o uso da criatividade na narração. Para eles, sem as miniaturas, os jogadores se concentram mais na estratégia, na história, na interpretação e nos outros heróis;
- Por mais que sejam valorizadas por muitas pessoas, as miniaturas podem fazer com que o RPG passe a sensação de ser um “jogo de bonequinhos” qualquer, tirando o foco do jogo da interpretação de personagens;
- Pode ser difícil encontrar a miniatura desejada no mercado caso se trate de algum personagem ou herói em especial;
- Deve existir uma maior preocupação com o transporte e cuidado com as peças.
Em resumo, existem pontos positivos e negativos em investir nas miniaturas para RPG. Por isso, avalie os pontos e encontre as melhores opções para você. Porém, ainda existe uma terceira opção, citada no tópico abaixo.
– Veja também: Dicas para criar personagens: Onde buscar fonte de inspiração
Outra opção: crie suas próprias miniaturas para RPG
Se você deseja ter miniaturas para visualizar melhor o jogo, mas não quer ter um custo alto para importá-las ou comprá-las, você mesmo pode improvisar. Uma sugestão que faz sucesso é a utilização de tampas de garrafas. Isso porque existem de várias cores e formatos – e, é claro, é de baixo custo e fácil de ser comprada. Outra ideia é imprimir peças e montá-las de maneira artesanal.
E aí, vai usar as miniaturas para RPG?
Com esses argumentos, cabe à você definir se vai aderir ao uso das miniaturas para RPG. Também vale lembrar que nesse universo sempre haverá espaço para todos os admiradores e jogadores de todas as versões.
E você, o que acha da utilização das miniaturas para RPG? Compartilhe conosco sua opinião. Se acaso estiver com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato!
[wen_cta id=”4472″]