Como começar uma aventura de RPG?

23 de Abril de 2018

Começar pelo começo, pode parecer um conceito antigo. No entanto, é a essência da verdade. E se você meu caro, está buscando como começar uma aventura de rpg só lhe digo uma coisa: vista sua armadura!

É verdade que para os novatos pode ser muito difícil entender todo o universo do rpg de mesa, afinal não é pouca coisa. Dessa forma, toda a ajuda que aparecer é e sempre será muito bem vinda.

E se você está clamando por ajuda, saiba que essa é a nossa missão. Continue sua leitura e aprenda a como começar uma aventura de rpg.

Pode te ajudar – 4 dicas de RPG de mesa para iniciantes

Como começar uma aventura de rpg?

Inevitavelmente o primeiro passo você já deu, que é buscar ajuda de um bom mago, também conhecido como aquele que vos escreve. Os outros passos podem não ser tão fáceis, então pegue papel e caneta e anote tudo o que for importante.

O primeiro passo é escolher um sistema e estudá-lo até saber exatamente como prosseguir. Se você não sabe o que é um sistema de rpg é bom dar uma olhadinha nesse outro texto aqui e só então ler o resto das nossas dicas.

Jogadores

Para uma aventura de rpg acontecer é de extrema importância que exista um grupo de pessoas interessadas. Sendo 2 o mínimo e de 4 a 5 o ideal para a aventura possuir grande interação.

Caso você não possua amigos interessados em rpg não perca as esperanças, você pode buscar fóruns e comunidades de aventureiros e marcar uma partida. Existem ainda algumas faculdades e escolas que possuem clubes dedicados ao tema.

Bônus de carisma: O pessoal do rpgist criou um sistema bem interessante para quem está procurando jogadores ou mesas. Clique aqui para conferir.

Crie um problema

Para unir todos os personagens e os engajar em uma aventura é preciso criar um problema que seja capaz de motivá-los a entrar na aventura.

Por exemplo, um temido e perigoso bandido procurado ao redor dos 9 reinos escapou do calabouço da Cidade Azul e sequestrou o mago do Rei, obrigando-o a trabalhar em seu favor. A missão dos seus amigos caçadores de recompensa e capturá-lo.

Nesse exemplo temos três fatores que são fundamentais nas aventuras: o que, quem e por quê. No entanto, repare que foi revelado apenas o suficiente para iniciar a aventura.

Não se sabe que bandido é esse, quais as razões que o fizeram ser preso e muito menos seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, é possível entrar na aventura e conforme a partida avança ir soltando pequenos detalhes que levam a outros e assim por diante.

Para ajudar você a criar estes cenários, temos em nosso blog três “Sementes de Aventuras”. Confira:

Crie conexões

Existem aqueles que são contra essa dica e aqueles que são a favor. Acontece que ela é muito útil para quem ainda está dando seus primeiros passos no universo do rpg de mesa.

Quando falamos em conexões nos referíamos a criar alguma ligação entre os personagens. Por exemplo, o elfo já foi amigo do filho do guerreiro antes dele morrer. Por sua vez, o arqueiro já frequentou a taberna do anão anos atrás, e etc.

Dessa forma, é mais fácil para os iniciantes começarem a trabalhar a personalidade e o contato com os outros personagens, antes mesmo da aventura começar.

Veja também: Dicas para mestrar: torne-se o melhor mestre RPG

Agora que você já sabe como começar uma aventura de rpg basta deixar a sua imaginação correr solta. E lembre-se, qualquer dúvida é só utilizar nosso correio mágico, também conhecido como espaço para comentários, e nós ajudamos você!

Regras D&D

Regras D&D