4 dicas para construir o melhor Xamã RPG!

7 de junho de 2018

Se você é fã de RPG, tanto de mesa quanto online, já deve ter percebido que o Xamã representa um guia espiritual. Esse personagem, que faz uso de elementos como água, terra, fogo e ar, atua como um mediador para auxiliar os aliados e punir as ameaças.

Mas não se engane achando que os poderes do Xamã se limitam ao “sobrenatural”. Esse é um personagem extremamente versátil. Afinal, o Xamã RPG pode ser usado tanto em lutas corpo a corpo quanto a distância, sendo indispensável para qualquer aventura!

Animado para usar esse personagem? Veja algumas dicas para construir o melhor Xamã RPG!

Leia também: Como criar um personagem de RPG: 4 passos

1- Pense nos motivos do personagem

Toda a criação de uma personagem se resume em um porque. Ou seja, um motivo para que ele siga determinada aventura. E com o Xamã RPG não é diferente!

Dessa forma, para construir um bom personagem é necessário desenvolver uma narrativa em torno dele. Algumas perguntas podem ajudar nesse processo:

  • De onde ele é?
  • Qual a sua história?
  • Quais são os seus objetivos?
  • Para onde vai?

Conhecer profundamente o personagem facilita a tomada de decisões durante a campanha. Afinal, essa é a melhor forma de justificar os motivos pelos quais ele jogará determinada magia e não outra.

2- Elabore curiosidades

O Xamã RPG é um daqueles personagens ricos em segredos, cujos defeitos tornam-o ainda mais interessante. Afinal, esse não é um super herói que precisa ser bom em tudo!

Estamos falando de um personagem que possui profundidade, que vai muito além do que suas características primárias podem prever.

Elaborar uma série de curiosidades incluindo seus segredos e defeitos permite que os demais jogadores vejam o Xamã de uma forma mais real e não envolto em uma aura mística, característica que o personagem já possui por natureza.

3- Tome cuidado com os exageros

Claro que é importante desenvolver uma história para o Xamã RPG. No entanto, não é preciso exagerar colocando todos os mínimos detalhes em relação a ele. Afinal, se toda a história estiver amarrada, não sobrará espaço para o desenvolvimento de novas narrativas.

Dessa forma, não é muito necessário que todos os detalhes da vida do Xamã RPG sejam contados em primeiro momento. Os espaços “escuros” serão contados no decorrer da campanha, ou conforme forem surgindo pontos interessantes.

4- Pesquise e inspire-se

A criação de um personagem não precisa ser algo que nasce do zero. E se tratando no Xamã RPG pesquisar em livros, séries, quadrinhos e até mesmo na vida real ajuda no desenvolvimento natural do personagem.

Nesse sentido, é possível pegar características que você acha interessante em um ator para começar seu processo de criação. Assim, é possível chegar em um Xamã RPG único e que se adequa ao gênero de jogo escolhido.

Você também pode se interessar por: Como montar um paladino rpg

Agora que você já sabe como construir o melhor Xamã RPG para sua campanha, que tal colocar essas dicas em prática? Não esqueça de usar seus poderes para escrever nos comentários como foi!

Regras D&D