Manual básico de regras do GURPS

17 de abril de 2018

Você conhece as principais regras do GURPS? Antes de começar a sua próxima partida, leia mais sobre como funciona esse sistema – e como você pode aplicá-lo em todas os cenários possíveis de RPG.

De maneira resumida, o GURPS (Generic Universal Role-Play System, ou Sistema Genérico Universal de Roleplaying) é o mais bem sucedido sistema genérico de RPG já produzido. Isso porque, como o nome já sugere, ele permite a criação de cenários em diversos tipos de mundos ficcionais. Quase tudo vale e funciona de acordo com a criatividade. Porém, foco no QUASE.

Apesar de esse sistema oferecer milhares de opções, para utilizá-lo de maneira eficiente, o ideal é ter conhecimento das principais regras do GURPS. Se você ainda não as conhece, venha saber um pouco mais!

Veja também: 4 dicas de RPG de mesa para iniciantes

As facilidades do GURPS

Essa ferramenta permite que jogadores e mestres não precisem aprender e comprar novas regras ao decidirem mudar o cenário dos seus jogos. As regras básica do GURPS permanecem as mesmas, apenas são aumentadas de acordo com o maior ou menor grau de realismo de cada jogo. Conforme o grau o grau de complexidade vai aumentando, podem ser incorporadas novas regras.

Conheça as principais regras do GURPS

O conceito fundamental: os pontos de cada personagem

Seguindo as orientações do GURPS no modo básico, cada jogador tem 100 pontos para criar o seu personagem heróico de acordo com suas preferências. Nesse sistema, estabelece-se que 25 pontos seria o padrão normal de um humano. O Mestre possui liberdade para definir o número inicial de pontos em suas campanhas – e também tem a possibilidade de ignorar os limites. Porém, ter esse padrão bem definido é muito importante para seguir as regras do GURPS.

Criando os personagens: os atributos básicos

A partir da definição de quantos pontos serão utilizados para cada personagem, eles começam a ser criados. Nas regras do GURPS, normalmente os heróis possuem quatro possíveis atributos iniciais básicos. São eles: força (ST), destreza (DX), saúde (HT) e inteligência (IQ). O nível de seres humanos médios de acordo com essas categorias é de 10. Valores acima dessa média custam pontos – ao mesmo tempo que valores inferiores concedem pontos. Assim, o jogador cria o seu personagem de acordo com as principais características que deseja que o seu herói possua.

Vantagens e desvantagens de cada herói

Seguindo as regras do GURPS, cada personagem já é criado também com vantagens e  desvantagens. As vantagens são as habilidades inatas e os atributos acima da média de cada personagem. Obviamente, esses itens custam pontos de vida.

Alguns exemplos de vantagens são: status social, reputação, riqueza, visão noturna, ambidestria, aptidão mágica, intuição, memória eidética e facilidade para línguas, entre outros.

Já as desvantagens são as limitações e fraquezas do personagem – porém, nem sempre são questões negativas. Afinal, pode ser à partir dessas desvantagens que o herói pode melhorar outras características e se tornar mais real. Alguns exemplos de desvantagens são: cegueira, fúria, pobreza, paranoia e honestidade. A sugestão das regras básicas de GURPS é que haja um limite de 40 pontos para a pontuação adquirida com as desvantagens.

As perícias de cada herói

As perícias são pontos mais específicos de cada personagem. Seus níveis são baseados de acordo com os atributos. Ou seja: personagens nível mais alto de inteligência destacam-se nos conhecimentos mentais. Essas perícias podem ser melhoradas de acordo com tempo de dedicação e estudo do personagem.

Também podem ser adicionadas demais peculiaridades e personalizações, sempre atentando aos pontos de cada personagem.

Você também pode se interessar por: Dicas para criar personagens: Onde buscar fonte de inspiração

Colocando em prática as regras do GURPS

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse importante manual do RPG, pode colocá-lo em prática e adaptar as regras de acordo com seus cenários e níveis de dificuldade do jogo. Então, aproveite e compartilhe conosco as suas experiências utilizando as regras do GURPS nos seus jogos!

Regras GURPS

Regras GURPS