Quais são os melhores sistemas de RPG para iniciantes?

25 de julho de 2018

Quer jogar RPG, mas não sabe por onde começar? Então confira nossas dicas dos melhores sistemas de RPG para iniciantes e crie a sua jornada. Vem ver como!

Primeiramente, é importante saber que existem diversos sistemas de RPG. Eles variam de acordo com o gosto do jogador, nível de dificuldade e acessórios a serem utilizados: tabuleiros, cartas, dados, entre outros. Assim, com certeza é possível encontrar aquele que mais se adapte com o seu estilo. Porém, independente dos sistemas de RPG escolhidos, algo que não pode faltar é a criatividade e imaginação.

– Para saber mais sobre RPG, veja também: O que é RPG (Role Playing Game)?

Quais os principais sistemas de RPG?

É difícil definir quais são os principais sistemas de RPG. Por esse ser um universo muito extenso e com um leque de possibilidades extremamente grande, as opções são infinitas. Mesmo assim, separamos alguns dos sistemas que podem ser úteis para quem está interessado em começar as aventuras de RPG:

1. RPG Quest

Esse sistema faz uma mistura de jogo de tabuleiro com RPG. Se você deseja ensinar sobre esse formato de jogo para crianças, começar com o RPG Quest pode ser uma ótima opção. Indicado para crianças de a partir de 8 anos, esse jogo pode ser um ótimo estímulo para a criatividade e imaginação. Também, pode ser um momento memorável entre pais e filho, o que ficará guardado na memória da crianças.

O RPG Quest é um jogo para até 5 pessoas. Nele, são controlados um grupo de aventureiros em busca de fama e fortuna nos Reinos de Arcádia. O jogo é baseado no Hermetismo, Alquimia e a Jornada do Herói.

2. 3D&T – Defensores de Tóquio

Dos sistemas de RPG para iniciantes, o 3D&T se destaca por ser dinâmico e simples – porém, poderoso e muito querido pelo público brasileiro. Isso porque o sistema foi desenvolvido aqui no nosso país – mais especificamente pelos profissionais da revista Dragão Brasil.

É o jogo perfeito para quem nunca jogou RPG e quer aprender mais sobre esse universo. Com regras claras e fáceis de serem entendidas, o jogo pede por alguns dados de 6 lados e pronto: é possível jogar em qualquer cenário que você queira. Vale lembrar que o 3D&T é o ideal para quem gosta de aventuras no estilo mangá ou animes.

3. Storyteller

Esse sistema de RPG utiliza o D10 (Dado de dez faces) e é conhecido por ser um dos mais interpretativos. Assim sendo, se o seu objetivo ao adentrar nas aventuras de RPG é participar de um cenário menos burocrático e cheio de regras – mas com mais imaginação, histórias e crônicas a serem criadas – o sistema Storyteller pode ser o mais indicado.

– Ficou interessado? Então saiba mais sobre esse sistema: O que é Storyteller RPG? Conheça esse sistema

Afinal, quais são os melhores sistemas de RPG?

Como você pode observar, o universo do RPG oferece inúmeras possibilidades e opções de jogos para todos os gostos. Aqui, citamos 3 sistemas de RPG que podem ser uma boa porta de entrada para quem quer saber mais sobre essas aventuras.

E então, conhece mais alguns sistemas de RPG que são ideais para iniciantes? Com qual sistema você se apaixonou pelo RPG? Deixe seu comentário!

A Mina Perdida de Phandelver